ADMINISTRAÇÃO

TÉCNICO ESPECIAL EM  DESIGN DE INTERIORES

O Ensino Médio Técnico ou Ensino Médio integrado à Educação Profissional (duração de 3 anos) é uma forma de fazer o Ensino Médio (formação básica) junto com a educação profissional (formação técnica), um atalho para os alunos que tem pressa em ingressar no mercado de trabalho.

O Ensino Médio (formação básica com 3 anos de duração) da Fortec prepara o aluno para o ENEM e permite o ingresso nas melhores Instituições de Ensino Superior do país.

 
 

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL: O Técnico em Design de Interiores será habilitado para:

  • Criar, desenvolver e viabilizar a execução de projetos de interiores residenciais, comerciais, de vitrines e exposições.
  • Orientar e desenvolver projetos com base em ergonomia e desenho universal, conforto, saúde e bem-estar.
  • Desenvolver esboços, perspectivas e desenhos técnicos.
  • Planejar e organizar o espaço, com base nos estudos ergonômicos, estéticos e funcionais.
  • Identificar elementos básicos para a concepção projetual dos espaços internos habitados.
  • Representar os elementos de projeto no espaço bi e tridimensional.
  • Aplicar métodos de representação gráfica.
  • Prestar assistência técnica ao estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, voltadas às atividades da área.
  • Orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações de ambientes e mobiliários fixos.
  • Reformar ambientes sem alteração estrutural.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

Formas e expressões visuais aplicadas ao Design de Interiores / Ética e Cidadania / Representação Digital de Projeto de Interiores / História e Evolução do mobiliário / Design de Interiores Residenciais / Estudo e Aplicação dos materiais e revestimentos no Design de Interiores / Informática Aplicada / Evolução das Artes Visuais / Design de Interiores Comerciais  / Fotografia e Luminotécnica / Tendência em Design de Interiores / Ergonomia / Projeto para Espaços Promocionais / Software e Desenho Técnico / Paisagismo / Representação Digital de Projetos de Interiores / Representação Técnica do Mobiliário / Projeto de Design de Interiores / Empreendedorismo.

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  • Escritórios de design
  • Empresas e escritórios de projetos de interiores
  • Lojas de móveis e decoração
  • Shoppings e outros estabelecimentos comerciais
  • Construtoras e imobiliárias
  • Escritório de arquitetura
  • Prestador de serviço em projetos de exposições

e cenográficos

  • Profissional autônomo

INFORMÁTICA

Unidades e horários

• Período das aulas: Manhã ou Noite
• Horário de Aula: das 7h30 às 13h35 e das 18h45 às 23h

Proposta Pedagógica

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos.

Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-a-dia.

No Ensino Médio da Fortec nos preocupamos também em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola.

A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem.

A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.

O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.