TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos.
Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-a-dia.
No Ensino Médio da Fortec nos preocupamos também em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.
O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola.
A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem.
A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.
O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.
MERCADO DE TRABALHO: Este profissional pode atuar em organizações públicas e privadas com participação no comércio internacional, indústrias, prestadores de serviço e assessorias de comércio exterior, instituições financeiras, entidades governamentais, empresas de câmbio, de seguro e transporte, além de empresas de consultoria na área de negócios internacionais.
CERTIFICAÇÃO INTERMEDIÁRIA: Assistente de Despachante Aduaneiro
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO: Fundamentos de Administração e Administração de Materiais / Introdução ao Comércio Exterior / Marketing Internacional e Técnicas de Negociação / Economia Internacional e Câmbio / Informática Aplicada / Empreendedorismo / Análise e Práticas Financeira e Orçamentária / Sistemática de Exportação e Importação / Logística Internacional e Distribuição / Contabilidade Geral e Gestão de Custos no Comércio Exterior / Direito Internacional Privado e Legislação Aduaneira / Gestão da Informação e Comércio eletrônico / Inglês para Negócios.
Download Ebook:
- Prestar apoio a análises de mercado por intermédio da aplicação de regras e políticas cambiais específicas de países envolvidos nas negociações.
- Executar e controlar atividades inerentes ao processo de exportação e importação.
- Cumprir os trâmites aduaneiros em operações de importação e exportação.
- Elaborar cálculos de custos, preços e tributos.
- Utilizar canais informatizados de órgãos reguladores, como Receita Federal, Siscomex e Inmetro.
- Executar procedimentos de transporte, armazenamento e logística internacional.
- 1º ANO– Português, Redação, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Sociologia, Lógica, Eletricidade , Prática de Laboratório, Eletrônica Digital, Desenho Técnico, Windows, Word, EWB, Internet, AUTOCAD e Instrumentação Geral, além de Projetos de Cidadania.
- 2º ANO– Português, Redação, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Sociologia, Eletrônica Analógica, Prática de Laboratório, Eletrônica Digital, Hardware, Instrumentação, Linguagem C++, Controle Automático de Processos 1, Pneumática e Hidráulica, Dispositivos de Segurança e Lógica, além de Projetos de Cidadania.
- 3º ANO– Português, Redação, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Sociologia, Microprocessadores, Máquinas Elétricas, Gestão de Pessoas, Sistemas Digitais de Controle Distribuído, Field Bus, Controlador Lógico Programável, Robótica, Controle Automático de Processos 2, Redes Industriais, e Prática de Laboratório, além de Projetos de Cidadania.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Os alunos que trabalham serão dispensados da atividade mediante a apresentação da carteira de trabalho e declaração da empresa.
Laboratório de Informática, Biologia, Química e Física, e Sala de Multimídia.
Visita ao asilo e a creche, Visitas Técnicas, Estudo do Meio, Palestras, Preparatório para o ENEM.
Com a integração do Ensino Médio e os Cursos Técnicos, a Fortec oferece para o Ensino Médio material apostilado da Positivo, especialmente elaborado para as 3 séries do Ensino Médio. São inúmeros textos, atividades e exercícios voltados à formação por competências e à construção de conhecimento.
O material didático da área técnica foi especialmente elaborado para o Técnico em
COMÉRCIO EXTERIOR pelos profissionais da Escola. O material didático possui uma
série de exercícios e atividades.
Clique aqui para acessar o manual do aluno.
Unidades e horários
• Período das aulas: Manhã ou Noite
• Horário de Aula: das 7h30 às 13h35 e das 18h45 às 23h
Proposta Pedagógica
Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos. Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-a-dia.
No Ensino Médio da Fortec nos preocupamos também em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada. O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola.
A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.
O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.