Técnico Segurança do Trabalho

Os cursos técnicos subsequentes  são destinados para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Após a conclusão, o aluno recebe a certificação técnica na área escolhida. Campo de trabalho: O Técnico utiliza métodos legais para prevenir acidentes de trabalho e preservar a integridade e saúde dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Elabora o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, uma das exigências do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para concessão de aposentadorias e em causas judiciais. Ministra treinamentos sobre o tema e participa de campanhas de segurança e orientação aos trabalhadores. Ministra cursos de combate à incêndio, participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Todas as empresas, independentemente do porte, necessitam desse profissional, seja como funcionário ou como prestador de serviço autônomo. Certificado pelo Ministério do Trabalho Funções:
  • Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho
  • Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
  • Promover campanhas prevencionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistros.
  • Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador.
  • Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência.
  • Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle.
  • Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.
Certificação Intermediária:
1º Módulo: Agente de observação de segurança
2º Módulo: Auxiliar técnico em segurança do trabalho


Download Ebook:

Legislação, Higiene Ocupacional I, Segurança do Trabalho I, Redação Técnica, Prevenção de Riscos e Perdas e Psicologia do Trabalho, Higiene Ocupacional II, Segurança do Trabalho II, Ergonomia, Máquinas e Equipamentos, Atendimento a Emergências e Desenho Técnico, Higiene Ocupacional III, Segurança do Trabalho III, Doenças Ocupacionais, Meio Ambiente, Combate e Incêndio, Didática, Gestão da Qualidade e Administração e Organização.

  • Informática
  • Combate a incêndio
  • Primeiros socorros
  • Segurança do trabalho

Clique aqui para acessar o manual do aluno.

Unidades e horários

PERÍODOS/UNIDADES

  • Período das aulas: Noturno
  • Horário: 18h45 às 23h
  • Curso oferecido nas unidades: São Vicente e Cubatão
  • Duração total do Curso: 18 meses

Proposta Pedagógica

O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola.

A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem.

A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.

O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.