Novo negócio: MEI e Vendendo seu produto
Sem sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens do MEI, é que ele aumenta as possibilidades de abrir um negócio formalmente, então, com ele é possível adquirir um número semelhante a um CNPJ que vai estar dentro das formalidades legais.
Usando o CNPJ na compra de fornecedores, há um desconto, dependendo do seu negócio o governo pode pagar a taxa do INSS, que facilita o funcionamento e fica melhor do que continuar na informalidade, o que pode não dar visibilidade.
É importante também ressaltarmos a diferença entre ME (Micro Empresa) e MEI (Micro Empreendedor Individual), que são os valores anuais de quanto você vai faturar. Dentro do site do SEBRAE tem as informações e o faturamento anual do seu negócio, isso vai fazer a diferença entre ter uma MEI, depois uma micro empresa, média, grande até uma internacional.
Através do MEI, é possível inclusive ter direito a contratação de 1 (um) funcionário. Tem que estar atento às novas mudanças porque com essa crise um funcionário ou dois pode agregar o serviço, então acredito que o MEI é inteligente para ambos os lados, a pessoa não fica na informalidade e tem uma garantia, e o governo é claro fica ciente daquilo que está acontecendo na região do país.
E o contador faz exatamente isso, ele auxilia de uma forma rápida e inteligente para você abrir seu negócio, porque às vezes a pessoa não está dentro da MEI, ele já está em uma micro empresa, por isso é importante fazer as consultas. Existem exceções que devem ser consultadas antes, porque tem situações e categorias que ainda não podem ser MEI, que apenas consultando para verificar.
-
Abrindo o próprio negócio.
Tudo começa com um sonho, mas para realizar esse sonho é necessário visão e missão da empresa. Missão é o que a empresa quer se tornar e é a visão de como ela vai alcançar o objetivo, a mesma coisa acontece com o Micro empreendedor individual, ele tem um sonho e um talento.
E para isso dar certo é necessário estudo, verificar estratégias, procurar fornecedores, é preciso saber onde vender e como vender, se a pessoa quer abrir uma empresa física (conhecido como porta aberta) ou se vai entrar no e-commerce.
Hoje já abriram novos postos de trabalho de tecnologia, pessoas que colocam seu produto nas plataformas para direcionar as vendas na região por isso é preciso pensar na logística, então os cursos que a gente fornece aqui, é justamente para dar o respaldo e o auxílio para você iniciar o seu negócio, porque na região que você costuma frequentar, abre um bar hoje, daqui 6 meses fecha, abre uma bomboniere logo, fecha mas, por que fechou?
Então, muitas vezes as pessoas não estão preparadas para abrir um negócio, não aguentam e fecham, a ideia é abrir e se manter porque senão, não há motivo para gastar investimento. Então o que a Fortec promove é uma orientação técnica do que fazer nessas ocasiões, para o começo de pequenos negócios a pessoa tem que pensar no seu diferencial.
-
Achando o seu diferencial.
A pessoa precisa entender o que faz de diferente e assim aplicar criando dentro desses pequenos nichos, oportunidades usando a criatividade, até a embalagem pode fazer a diferença, a cacau show tem diversas lojas, várias franquias, mas como o criador começou?
Ele fazia trufas, muitas pessoas conseguem fazer trufas, então por que ele teve sucesso? Ele percebeu que não era apenas a trufa, mas também a embalagem que era seu diferencial na época, então no dia a dia, pessoas apressadas paravam e viam aquelas embalagem que despertava sua curiosidade que junto a isso também vinha com um preço acessível, esse foi o primeiro marco mas ele não parou aí, após um tempo ele foi estudar e correu atrás do sucesso.
Há também o grande exemplo do Silvio Santos, ele era chamado no Guarujá para fazer o programa do baú da felicidade, ele promoveu sorteios, ele foi à frente do seu tempo, o Silvio Santos trabalha com sonhos assim como a Disney, que não é apenas um parque de diversão como outros no mundo.
Ela não trabalha com o parque de diversão em si, ela trabalha com a experiência geral do público, ela consegue realizar sonhos, e assim como a Disney o micro empreendedor individual consegue promover sonhos? Ele pode promover uma qualidade para aquela pessoa naquilo que ele faz de melhor, qualidade, praticidade e acessibilidade, então de repente uma conduta especial dependendo da ocasião faz a diferença por exemplo, o empregador tem uma cliente idosa, ele pode fazer o serviço na casa dela. Existem estratégias.
-
Aprendendo a se adequar ao mercado.
O mercado é flexível, certamente novas tendências irão surgir que se não acompanhar já está para trás, por exemplo, os pintores famosos têm seus quadros vendidos por um preço elevado, e quem compra certamente está dentro de um público nichado, então é difícil vender a obra.
Assim como a arte é difícil de vender, a pessoa pode pensar em outros produtos que podem divulgar sua arte, a pessoa não consegue comprar um quadro de dois mil reais, mas ela pode comprar blusas, canecas, ou seja, souvenirs daquele quadro.
O curso em Administração é ideal para pessoas que desejam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que investem em aprimoramento constante, pois essa formação permite atuar com eficiência em diversos setores empresariais