Técnico Refrigeração e Climatização

Sobre Nossos Cursos Técnicos: Os cursos técnicos subsequentes são destinados para estudantes que estão na metade do Ensino Médio ou já concluíram. Após a realização do curso você recebe uma certificação técnica na área escolhida. Esse diploma de nível técnico é válido em todo território nacional pois é reconhecido pela Secretária da Educação do estado de São Paulo. Funções: Você poderá trabalhar como autônomo ou ligado a empresas de manutenção e de instalação de máquinas de refrigeração e climatização dentre eles equipamentos de Ar Condicionado, Refrigeradores e equipamentos da Linha Branca. Também poderá atuar em assistências técnicas e lojas especializadas. Não raro, muitos desses profissionais acabam se tornando empreendedores e montando um negócio próprio no ramo. Alguns, com experiência, podem alcançar posições administrativas e de gerência em empresas especializadas, comandando equipes e dando treinamento aos instaladores mais novos. Campo de Trabalho: O profissional da área pode atuar em portos, indústrias, residências, veículos e em estabelecimentos comerciais e de serviços. O profissional fundamenta suas ações em requisitos de normas técnicas, eficiência energética, sistemas de qualidade e na preservação ambiental. Duração total do Curso: 18 meses

Certificação Intermediária:
2º Módulo: Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização
3º Módulo: Refrigeração comercial


Download Ebook Gratuito:

Eletrônica Digital, Segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, Fundamentos da Mecânica, Soldagem, Informática, Comunicação Oral e Escrita, Matemática Básica, Termodinâmica, Transmissão de calor, Tecnologia Mecânica, Equipamentos Mecânicos, Gerenciamento da Manutenção, Elementos de Máquinas, Refrigeração, Instalação de Sistemas de Climatização, Manutenção de Ar Condicionado, Eletricidade Geral e Aplicada, Eletrônica Geral e Aplicada, Instalações Elétricas, Comandos Elétricos, Máquinas Elétricas, Pneumática, Hidráulica e Disp. de Controle.

Laboratório de Refrigeração, Laboratório de mecânica, laboratório de pneumática e Laboratório de Informática. 

Clique aqui para acessar o manual do aluno.

Unidades e horários

PERÍODOS/UNIDADES

  • Período das aulas: Noturno
  • Horário de Aula: 18h45 às 23h
  • Duração total do curso: 18 meses

Proposta Pedagógica

A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem.
  A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.
  O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.