MÉDIO TÉCNICO - ADMINISTRAÇÃO

Os cursos técnicos subsequentes  são destinados para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Após a conclusão, o aluno recebe a certificação técnica na área escolhida.

Campo de trabalho: O profissional estará preparado para atuar nos mais diversos segmentos da área industrial, podendo auxiliar no gerenciamento, supervisão, coordenação e orientação do processo produtivo de uma empresa metalmecânica.

Funções: É o profissional mecânico especializado em manutenção de máquinas e outros implementos de fabricação, bem como operação e supervisão de processos . Esse profissional é qualificado para realizar montagens, manutenções preventivas, inspecionar todos os componentes de qualquer máquina e sistemas de manufatura. Realiza lubrificações e modificações se necessário em qualquer natureza que lhe possa permitir realizar.

  • 1º MÓDULO– Comunicação Oral e Escrita, Matemática Básica, Desenho Técnico, Controle de Medidas, Pneumática e Hidráulica e Eletrotécnica.
  • 2º MÓDULO– Lubrificação, Tecnologia Mecânica, Técnicas de Manutenção, Eletrohidráulica e Eletropneumática.
  • 3º MÓDULO– Processos  Mecânicos, Usinagem, Ensaios Tecnológicos, Gestão de Pessoas, Gerenciamento da Manutenção e Projetos.
  •  
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Máquinas e Equipamentos
  • Laboratório de Usinagem
  • Laboratório de Metrologia
  • Laboratório de Química

Material Didático: Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso. O material didático possui uma série de exercícios e atividades.

Compras
O material Didático do Sistema Positivo encontra-se a venda nosso e-commerce. Clique aqui.

Unidades e horários

  • Período das aulas: Noturno
  • Horário: 18h45 às 23h
  •  CURSO OFERECIDO NAS UNIDADES: São Vicente e Cubatão
  • Duração total do Curso: 18 meses

Proposta Pedagógica

O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola. 
A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem. 
A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática. 
O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.