AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Os cursos técnicos subsequentes são destinados para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Após a conclusão, o aluno recebe a certificação técnica na área escolhida.

CAMPO DE TRABALHO: Abrange desde pequenas empresas e institutos de pesquisa até empresas industriais automobilísticas, mecânicas, químicas, mineradoras e de automação.

FUNÇÕES: Projetar, supervisionar e montar equipamentos para medição e controle em processos industriais, manutenção e supervisão de aparelhos  pneumáticos, elétricos, eletrônicos e aparelhos digitais de última geração, calibração e programação de aparelhos microprocessados, utilizados para medição de controles industriais; poderá também supervisionar e reparar equipamentos e aparelhos utilizados na área analítica e médico-hospitalar. Está também apto a atuar no planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos de automação e no suporte técnico a pesquisas, bem  como atuar em consultoria e assessoria técnica às indústrias.

  • 1º módulo – Eletricidade, Prática de Laboratório, Eletrônica Digital 1, Instrumentação Geral 1, Windows, Word, EWB, Internet, Desenho Técnico e Autocad.
  • 2º módulo – Eletrônica Analógica, Instrumentação Aplicada 2, Eletrônica Digital 2, Instrumentação Geral 2 (Temperatura), Instrumentação Geral 3 (Vazão), Controle Automático de Processos 1, Pneumática e Hidráulica e Dispositivos de Controle.
  • 3º módulo – Microprocessadores, Máquinas Elétricas, Analisadores Industriais, Controlador Lógico Programável/Sistema Digital de Controle Distribuído, Field Bus, Controle Automático de Processos 2, Prática de Laboratório de Instrumentação, Instrumentação Aplicada 3, Eletrônica Analógica 3 e Redes Industriais.

LABORATÓRIOS: Eletrônica Analógica e Digital, Automação (CLP),
Microprocessadores, Pneumática, Instrumentação e Informática.

Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e
atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento
técnico do curso.

Unidades e horários

  • Período das aulas: Noturno
  • Horário: 18h45 às 23h
  • Duração total do Curso: 18 meses

Proposta Pedagógica

A verdade é que as mudanças no mundo do trabalho (com a superação do paradigma fordista, onde os trabalhadores executavam um trabalho em migalhas, parcelado e repetitivo) obrigam todas as instituições a se repensarem.

A proposta e objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir. As novas matrizes empresariais e produtivas se distanciam daquela imagem representada por Charles Chaplin em “Tempos Modernos” que mostra o trabalhador como apêndice vivo da máquina, tal como Marx descrevera há mais de um século. As habilidades fundamentais não são somente as habilidades específicas ligadas ao domínio técnico de um ofício qualquer, mas também estão incluídas as habilidades básicas, como domínio de Português, Inglês, Matemática e Informática.

O objetivo dos cursos técnicos é ensinar os alunos a aprender, como estratégia adaptativa a um mundo que muda com a velocidade do giro de um caleidoscópio. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.